Laser

Informações Rápidas

lipoaspiracao-cirurgia-plastica-campinas-londrina-operacao

Fato Principal

O termo LASER significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (traduzindo, amplificação de luz pela emissão estimulada de radiação).
lipoaspiracao-cirurgia-plastica-campinas-londrina-duração-1Min

Duração da Cirurgia

O tempo de duração médio do procedimento de Laser é de 30min em média.

Laser,
procedimento para retirar gordura localizada

O que é Laser?

O termo LASER significa Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (traduzindo, amplificação de luz pela emissão estimulada de radiação). Logo, um aparelho verdadeiramente de laser é aquele que emite determinados comprimentos de onda de luz para tratar especificamente um alvo. Há o laser que atua no pigmento preto (dos pelos, tatuagens e pintas, por exemplo), o que atua no vermelho (sangue, tatuagens, entre outros), o que age sobre a água (destruindo a pele em camadas superficiais ou para cirurgias) e, mais recentemente, sobre a gordura.


 

É raro encontrar alguém satisfeito com o próprio corpo, principalmente entre as mulheres, e na busca pelas curvas perfeitas, cada vez menos pessoas têm hesitado em apostar na lipoaspiração. Isso é o que mostram dados de uma pesquisa da International Society of Aesthetic Plastic Surgery em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica divulgada essa semana.

Enquanto a colocação de silicone foi a intervenção mais solicitada em 2007, a lipoaspiração voltou a ser a cirurgia plástica mais realizada no Brasil em 2011. E se depender dos avanços tecnológicos na área, a tendência é que os números cresçam ainda mais. A última novidade é o uso de laser na cirurgia de lipoaspiração que ficou, então, conhecida como Lipo Laser ou Laser Lipólise. Para entender como funciona o procedimento e descobrir qual a evolução em relação ao método tradicional, conversamos com uma equipe de experts na área. Tire suas dúvidas sobre a técnica:

1. Como é a cirurgia de Lipo laser?

A cirurgia de Lipo laser consiste na liquefação (espécie de derretimento) da gordura pela ação do laser seguida de aspiração, quando há uma quantidade considerável de resíduos. Na cirurgia tradicional, a gordura que será eliminada é submetida a lesões feitas com movimentos repetitivos por meio de um tubo chamado cânula e, em seguida, aspirada.

2. Precisa de anestesia geral?

A grande vantagem da Lipo laser é a possibilidade de se usar qualquer um dos tipos de anestesia: geral, local ou peridural. A escolha depende da área a ser tratada e da preferência do especialista. Nos casos em que serão corrigidas muitas áreas do corpo (barriga, culotes e coxas, por exemplo), muitos especialistas optam por fazer a Lipo laser em etapas. Isso ajuda a evitar o uso de anestesia geral ou até mesmo que a pessoa passe muitas horas sob efeito da anestesia.

3. Onde a cirurgia de Lipo laser pode ser aplicada?

A cirurgia pode ser realizada em qualquer região do corpo e ainda é indicada para tratamento da celulite. O laser rompe as células de gordura, tornando a pele mais uniforme. Além disso, o método também estimula a produção de colágeno pela pele, deixando mais tonificada a superfície onde é aplicada.

4. Quem pode se submeter ao procedimento?

As restrições para quem quer se submeter à Lipo laser são as mesmas da lipoaspiração. De forma geral, o indivíduo precisa estar com a saúde em dia e ter como objetivo eliminar a gordura localizada. Em outras palavras, esta não é uma cirurgia de emagrecimento.

5. Quanto tempo dura a cirurgia?

O tempo varia de especialista para especialista e depende da região em que a intervenção será feita. Para eliminar a gordura popularmente chamada de papada, um profissional pode levar menos de uma hora.

6. Como é o pós-operatório?

O relato do pós-operatório de quem se submeteu à lipoaspiração nem sempre é encorajador. Hematomas, dor e inchaço acompanham o paciente por semanas. Com o uso do laser, entretanto, tais efeitos são minimizados. Por não precisar da movimentação mecânica da cânula, a Lipo laser causa menos traumas, o que, consequentemente, agride menos o corpo e provoca menos dor na recuperação. Outra vantagem do laser é o fato de que ele favorece a coagulação. Assim, os vasos rompidos no procedimento sangram menos durante e após a cirurgia se comparado à lipoaspiração tradicional. A recuperação parcial acontece em torno de 15 dias, mas recomenda-se o uso da cinta de compressão por cerca de 1 mês.

7. A Lipo laser pode ser feita mais de uma vez?

A princípio, a cirurgia de Lipo laser é feita de uma só vez, mas o especialista pode preferir dividir a intervenção em etapas ou precisar realizar cirurgias complementares para melhorar ainda mais os resultados. Problemas estéticos, como ondulações na pele, não são comuns, mas o sucesso também depende dos cuidados pós-operatórios, como o uso da cinta e a drenagem linfática. Vale ressaltar que a escolha do especialista também faz diferença na hora de colher os resultados e para garantir a segurança da cirurgia. Nunca deixe de verificar o CRM do médico e pedir referências sobre o especialista escolhido.

8. A gordura eliminada não volta mais?

A gordura eliminada pode voltar, caso o paciente não invista em dieta e exercícios. Por isso, não basta apenas realizar a cirurgia, é preciso aliar bons hábitos de vida para manter os resultados obtidos.

9. A Lipo laser é menos arriscada do que a lipoaspiração tradicional?

O uso do laser, mesmo na lipoaspiração tradicional, já apresenta vantagens, uma vez que o aparelho reduz o sangramento e torna a recuperação do paciente mais rápida. No caso da Lipo laser feita com anestesia local, os riscos são certamente menores do que a lipoaspiração tradicional feita com anestesia geral. Vale lembrar, entretanto, que o risco de complicações aumenta conforme aumenta a área que o paciente deseja corrigir. Quem vai corrigir somente a papada, por exemplo, corre menos riscos do que uma pessoa que vai fazer a lipo laser na barriga, culotes e coxas.