Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home2/drjosejunqueira/public_html/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2715

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home2/drjosejunqueira/public_html/wp-content/plugins/revslider/includes/operations.class.php on line 2719

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home2/drjosejunqueira/public_html/wp-content/plugins/revslider/includes/output.class.php on line 3615
Ginecomastia - Cirurgia Plástica em Campinas/Londrina

Ginecomastia

Informações Rápidas

ginecomastia-cirurgia-plastica-campinas-londrina-operacao

Fato Principal

Ginecomastia é o desenvolvimento das mamas no sexo masculino. A de sua classificação, o cirurgião selecionará as técnicas adequadas para cada caso.
ginecomastia-cirurgia-plastica-campinas-londrina-duração-1Min

Duração da Cirurgia

O tempo de duração médio da cirurgia de Ginecomastia é de 60min em média.
ginecomastia-cirurgia-plastica-campinas-londrina-prePré

Pré-operatório

O paciente deve fazer jejum por oito horas antes da cirurgia e não tomar medicamentos que interfiram na coagulação, como o ácido acetilsalicílico, por exemplo.
ginecomastia-cirurgia-plastica-campinas-londrina-pós-1Pós

Pós-operatório

Após a cirurgia de ginecomastia são necessárias, em média, duas semanas para voltara a movimentação normal. O paciente também deverá usar um colete elástico no período pós-operatório, por cerca de 30 a 45 dias, com o objetivo de melhorar a aderência da pele ao tórax.

Ginecomastia,
é o desenvolvimento das mamas no sexo masculino. A depender de sua classificação, o cirurgião selecionará as técnicas adequadas para cada caso.

O que é Ginecomastia?

A Ginecomastia é o aumento benigno das mamas nos homens, existem duas causas para esse crescimento:

- O acúmulo de gordura nas mamas, consequência do ganho de peso, é também chamado de lipomastia ou pseudoginecomastia;

- O aumento da glândula mamária, chamado de ginecomastia.

Neste caso, as causas podem estar relacionadas a desequilíbrios hormonais causados por medicação, como a espironolactona (usada no tratamento da hipertensão arterial) e os benzodiazepínicos (remédios psicoativos), problemas no fígado e na tireoide. Drogas como maconha e heroína também podem causar o aumento mamário. Essa alteração é também muito comum em homens que usam anabolizantes.


 

O que é ginecomastia

Ginecomastia é o aumento benigno das mamas nos homens, existem duas causas para esse crescimento:

- O acúmulo de gordura nas mamas, consequência do ganho de peso, é também chamado de lipomastia ou pseudoginecomastia;

- O aumento da glândula mamária, chamado de ginecomastia.

Neste caso, as causas podem estar relacionadas a desequilíbrios hormonais causados por medicação, como a espironolactona (usada no tratamento da hipertensão arterial) e os benzodiazepínicos (remédios psicoativos), problemas no fígado e na tireoide. Drogas como maconha e heroína também podem causar o aumento mamário. Essa alteração é também muito comum em homens que usam anabolizantes.

Há ainda indivíduos que possuem as duas alterações.

Nos três casos é possível realizar o tratamento cirúrgico, no entanto, meninos que estão atravessando a puberdade devem aguardar pelo menos até os 18 anos. Esperar esse tempo garante que o paciente não tenha que se submeter a outro procedimento cirúrgico mais tarde.

Há também a necessidade que o paciente passe pelo endocrinologista antes de optar pela operação, pois é preciso tratar também as causas do aumento das mamas. A ginecomastia e a lipomastia não causam prejuízo imediato à saúde do homem. No entanto, caso o paciente se sinta constrangido e evite contato social, prejudicando o emocional, é certo dizer que sua saúde está comprometida.

O que é a cirurgia de ginecomastia

Em casos de lipomastia, a recomendação é de uma lipoaspiração comum. No caso do aumento do tecido glandular é necessário fazer a remoção de toda a glândula mamária. A incisão dependerá da quantidade de tecido a ser removido, mamas maiores precisarão também de uma remoção maior de pele, o que pode deixar cicatrizes maiores. Em geral, é feito um corte em formato de meia lua ao redor do mamilo, com a abertura virada para cima.

Ambas as cirurgias são feitas com anestesia local e sedação, com alta no mesmo dia e retorno ao trabalho em três dias. Em casos mais raros é usada a cirurgia geral, neste caso, o tempo de internação deve ser maior (ao menos 24 horas).

Profissional indicado a realizar a cirurgia de ginecomastia

O cirurgião plástico é o profissional apto a realizar esta cirurgia.

Indicações da cirurgia de ginecomastia

A cirurgia de ginecomastia está indicada para homens acima dos 18 anos que não obtiveram a resposta esperada com o tratamento clínico e/ou apresentam desconforto psíquico em função da ginecomastia.

Exames necessários antes da cirurgia

Exames gerais

De uma maneira geral, são solicitados exames laboratoriais, como o hemograma completo. Será avaliada, principalmente, a presença de anemias, infecções, alterações da contagem de plaquetas. Considera-se prudente solicitar as dosagens de sódio, potássio, ureia e creatinina com o intuito de avaliar a função renal. Solicita-se também um coagulograma completo para verificar se existe algum distúrbio de coagulação do sangue. Após certa idade aconselha-se solicitar glicemia de jejum para avaliar se o paciente é portador de diabetes. Em alguns casos pode ser necessária a solicitação de exame comum de urina com urocultura, com o qual é possível diagnosticar uma infecção urinária. Para pacientes mais velhos, outros exame se tornam necessários, como o eletrocardiograma e radiografia de tórax para avaliar a função cardíaca e pulmonar.

Exames específicos

O médico deve solicitar uma ultrassonografia de mamas, até mesmo para avaliar qual é a composição do aumento mamário da paciente.

Tempo de cirurgia

Tanto a lipomastia, quanto a ginecomastia, duram em torno de uma hora. Se houver as duas, a cirurgia dura em torno de 1,5 horas.

Cuidados pré-operatórios

O paciente deve fazer jejum por oito horas antes da cirurgia e não tomar medicamentos que interfiram na coagulação, como o ácido acetilsalicílico, por exemplo. Será necessária a tricotomia - retirada dos pelos entre o pescoço e o umbigo e os pelos das axilas. Se o homem preferir, pode realizar esse procedimento em casa, antes da cirurgia.

Recuperação após a cirurgia

O paciente pode receber alta no mesmo dia, seis horas após o final da cirurgia. É necessário o uso de drenos com incisão no local da cirurgia por três dias, em média. Após a cirurgia de ginecomastia são necessárias, em média, duas semanas para voltara a movimentação normal. O paciente também deverá usar um colete elástico no período pós-operatório, por cerca de 30 a 45 dias, com o objetivo de melhorar a aderência da pele ao tórax. O colete deve ser retirado apenas para o banho, que deve ser feito um dia após a cirurgia. Os exercícios físicos devem ser retomados em 30 dias, após a retirada do colete cirúrgico. O tabagismo deve ser evitado por, pelo menos, 15 dias após a cirurgia. O cigarro prejudica a cicatrização dos tecidos operados.

O cirurgião plástico também deve prescrever um antibiótico com o objetivo de evitar infecções e medicação analgésica e anti-inflamatória, principalmente se for realizada a lipoaspiração, cirurgia que costuma ter pós-operatório mais doloroso.

 

Peguntas frequentes sobre a cirurgia de Ginecomastia e suas respostas

1
O QUE É REDUÇÃO DE MAMA PARA OS HOMENS?

Também conhecida como ginecomastia, a redução de mama para os homens é a correção cirúrgica das glândulas mamárias demasiadamente desenvolvidas ou grandes.

2
MELHORE A APARÊNCIA COM A CIRURGIA DE GINECOMASTIA

A ginecomastia é uma condição comum em homens de qualquer idade, podendo ser resultado de alterações hormonais, condições de hereditariedade, doença ou utilização de certas medicações. A ginecomastia pode causar desconforto emocional e prejudicar a autoconfiança. Alguns homens passam a evitar determinadas atividades físicas e intimidade simplesmente para esconder sua condição.

3
É INDICADA PARA MIM?

A cirurgia de ginecomastia é um procedimento individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para tentar se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.

4
O QUE SABER ANTES DE SE SUBMETER À CIRURGIA DE GINECOMASTIA

O sucesso e a segurança do procedimento dependem muito de sua sinceridade durante a consulta. Você será questionado sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.

5
AO RECEBER ALTA

Se você sentir falta de ar, dores no peito ou batimentos cardíacos anormais, procure atendimento médico imediatamente. Se algumas destas complicações ocorrem, você pode precisar de internação e de tratamento adicional. A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Apesar de bons resultados serem esperados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível atingir os melhores resultados com um único procedimento cirúrgico, sendo necessária uma nova cirurgia.