Informações Rápidas
Fato Principal
Duração da Cirurgia
Pré-operatório
Pós-operatório
Braquioplastia,
é cirurgia plástica indicada para tratar o excesso de gordura localizada, flacidez ou excesso de pele da região do braço, principalmente na região do tríceps, também conhecido como "músculo do tchau".
O que é Braquioplastia?
A Braquioplastia é a cirurgia plástica corporal realizada para tratar o excesso de gordura localizada, flacidez ou excesso de pele da região do braço, principalmente na região do tríceps, também conhecido como "músculo do tchau".
Links rápidos
O que é a braquioplastia
É cirurgia plástica indicada para tratar o excesso de gordura localizada, flacidez ou peleda região do braço, principalmente na região do tríceps, também conhecido como "músculo do tchau". Pode ser feita com ou sem lipoaspiração da região.
Outros nomes
Lifting de braço, dermolipectomia braquial
Indicações da braquioplastia
A braquioplastia normalmente é indicada para quem possui uma flacidez severa e excesso de pele e gordura nos braços. Em geral, isso ocorre em pessoas que perderam muito peso (como após uma cirurgia bariátrica ou reeducação alimentar) ou quem tem predisposição genética para flacidez, principalmente após o envelhecimento.
Em geral é preciso que a flacidez incomode muito, visto que a cirurgia deixa uma cicatriz grande.
Quem é o profissional apto a realizar a braquioplastia?
A braquioplastia deve ser feita com um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
.Pré-requisitos para fazer a cirurgia de braquioplastia
Para fazer a braquioplastia é importante estar em boas condições de saúde e apresentar as indicações necessárias para a intervenção.
Contraindicações para a braquioplastia
Estar muito acima do peso ou não estar em boas condições clínicas, como com infecção vigente, problema de coagulação, doença em algum órgão importante ou ter risco cirúrgico alto, conforme a presença e condições de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, entre outras...
Pré-operatório da braquioplastia
Para verificar se o paciente está em condições para realização da cirurgia, são realizados exames pré-operatórios, dentre os quais encontramos hemograma completo, risco cirúrgico, coagulograma e exame de urina, entre outros, conforme a anamnese feita na primeira consulta.
Como é feita braquioplastia
A braquioplastia em si envolve o reposicionamento da pele no braço e a retirada de seu excesso, para eliminar a flacidez do local. Quando há presença também de gordura localizada, a lipoaspiração pode ser feita em conjunto. A incisão é realizada na região axilar e estendida para a face interna dos braços. Caso a flacidez seja bem pouca, a cicatriz, porém, pode se localizar apenas na axila, mas quando ela é excessiva, a marca se estende também pelo braço, podendo chegar até logo antes do cotovelo. No transcorrer do ato operatório, é ressecado o excesso de pele e ressuturado os retalhos remanescentes, devolvendo aos braços um contorno mais adequado, sem aquele "babadinho" indesejado.
O procedimento pode ser feito com anestesia local e sedação ou anestesia geral, principalmente quando ela é associada a outras plásticas, como abdominoplastia ou mamoplastia.
Duração da cirurgia de braquioplastia
Quando é feito somente o lifting da pele, a cirurgia pode demorar duas horas. Caso seja associada à lipoaspiração, demorará até três horas.
Pós-operatório da braquioplastia
A internação normalmente dura um dia, mas é indicada uma semana de repouso. Muitos cuidados são necessários no pós operatório: o paciente deve ficar sem levantar os braços por 21 dias. A drenagem linfática também é indicada para a redução do edema. É preciso usar malha elástica compressiva na região durante 1mês, não fazer movimentos bruscos com os braços, evitar pegar peso e levantar os braços nas primeiras semanas.
Exercícios físicos em geral devem ser evitados por 21 dias, e exercícios específicos para o braço só podem ser feitos após dois meses, em geral. Também é preciso proteger bem a cicatriz dos raios solares, para evitar que ela escureça.
Antes e depois da braquioplastia
O resultado dessa cirurgia é um contorno corporal mais bonito nessa região do corpo, com menor flacidez e aspecto de pele mais firme.
Um problema comum dessa cirurgia são suas cicatrizes, que ocorrem devido a espessura da pele dos braços, que são muito finas, e por serem parte do corpo que são muito movimentadas. Sua extensão dependerá do grau de flacidez ou pele em excesso do paciente. Normalmente as cicatrizes ficam localizadas na axila ou ainda se estendem para a parte interna do braço.
Um dos fatores que podem tornar essa cicatriz menos estética é seu escurecimento, que pode ser evitado com a não exposição da região à radiação solar enquanto não tiver findado o processo de regeneração, isso pode ser feito cobrindo os braços ou usando protetores solares. Evitar mexer muitos os braços no pós-operatório ou forçar a cicatriz também ajuda.
Após a cicatrização completa do local existem tratamentos estéticos, tais como, laser e peelings, que amenizam o aspecto da cicatriz. Cicatrizes hipertróficas e quelóides podem acontecer, mas não se pode prever o seu surgimento.
Peguntas frequentes sobre a cirurgia de Braquioplastia e suas respostas
O QUE SABER ANTES DE SE SUBMETER À CIRURGIA DE LIFTING DE BRAÇO
O sucesso e a segurança do procedimento cirúrgico dependem muito de sua sinceridade durante a consulta. Você será questionado sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.
AO RECEBER ALTA
Se você sentir falta de ar, dor no peito ou batimentos cardíacos anormais, procure atendimento médico imediatamente. Se algumas destas complicações ocorrerem, você pode precisar de internação e de tratamento adicional.
A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Apesar de serem esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível atingir ótimos resultados com um único procedimento cirúrgico, sendo necessária uma nova cirurgia.
TENHA CUIDADO
Seguir as recomendações de seu médico é fundamental para o sucesso da cirurgia. É importante que as incisões cirúrgicas não estejam sujeitas à força excessiva, ao inchaço, à escoriação, ou ao movimento durante o período de cicatrização.
RECUPERAÇÃO PÓS-OPERATÓRIA
Após a cirurgia, curativos ou bandagens podem ser aplicados sobre as incisões e os braços podem ser envoltos em bandagem/atadura/faixa elástica ou malha de compressão para minimizar o inchaço. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular
Serão dadas instruções especiais, incluindo:
como cuidar da ferida operatória e dos drenos, medicamentos para tomar por via oral para ajudar a reduzir o potencial de infecção, cuidados específicos com o local da cirurgia, com seu estado de saúde, e acompanhamento pós-operatório com o cirurgião plástico.
RESULTADOS
A manutenção do resultado depende de você manter peso estável e boa forma, do seu tipo de pele e de características hereditárias. Como o corpo envelhece, é natural perder certa firmeza com o passar do tempo.