Informações Rápidas
Fato Principal
Duração da Cirurgia
Pré-operatório
Pós-operatório
Lifting Facial,
é cirurgia plástica da face para rejuvenescer.
O que é Lifting Facial?
Lifting facial é a cirurgia plástica da face para rejuvenescer, ou seja, eliminar rugas, flacidez e remover o excesso de pele. A técnica promove um levantamento do rosto, ameniza consideravelmente os vincos e resgata e aprimora os contornos faciais.
O envelhecimento da face se dá principalmente por perda de gordura, além da flacidez dos tecidos. No caso o lifting facial, ou ritidoplastia, é realizado no terço médio da face para elevar e reposicionar o tecido e a musculatura. É uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil.
Lifting é uma palavra derivada do verbo americano lift, que significa levantar, é usada para determinar cirurgias em que os tecidos necessitam ser reacomodados aos seus lugares de origem, no caso do lifting facial isso é feito no rosto. No Brasil, o lifting facial compreende as seguintes áreas: pálpebras, pescoço, mandíbula e área frontal (região T, que inclui nariz e testa).
Tipos de Lifting
Minilifting
Este é um termo utilizado para a cirurgia de face que está associada a cicatrizes menores que as clássicas. Na verdade, essa cirurgia é a mesma que o lifting facial, porém maquiado com um termo novo que promete menor descolamento com menores cicatrizes. Entretanto, a essência cirúrgica é a mesma da ritidoplastia clássica.
Lifting temporal
Essa cirurgia é designada para o levantamento da região temporal, resultando num melhor posicionamento do supercílio, tornando o olhar mais jovial e descansado. Basicamente, ele levanta a região da cauda da sobrancelha.
Lifting frontal
Nesse tipo de cirurgia são tratadas as rugas estabelecidas na região da testa, bem como a musculatura que "gerou" essas rugas, uma vez que nessa região elas são, na maioria das vezes, dinâmicas, isto é causadas pela movimentação muscular da região. É como se fosse uma aplicação de toxina botulínica mais duradoura.
Lifting cervicofacial
É a cirurgia que trata a face e o pescoço, conforme uma ritidoplastia clássica. Esse procedimento devolverá os tecidos para sua posição original e tornará a silhueta mais jovial, uma vez que tratará a flacidez e excesso de pele da face e pescoço, bem como tratará a musculatura abaixo dessa pele.
Lifting endoscópico
O lifting endoscópio é a cirurgia de face realizada com o auxílio de um sistema óptico que permite a realização de menores incisões, porém sem limitar a extensão do descolamento. Ainda caracteriza-se por uma cirurgia que é possível preservar estruturas nobres, uma vez que está sendo toda feita sob visualização direta, o que não ocorre nas outras modalidades cirúrgicas. Os resultados são os mesmos da Ritiplastia clássica, porém com menor trauma cirúrgico e cicatrizes mais discretas.
Links rápidos
Outros nomes
Face lifting, plástica facial, facelift, ritidoplastia e ritidectomia.
Indicações do lifting facial
O lifting facial é indicado para pacientes com envelhecimento facial ou flacidez excessiva no rosto.
Em geral esse envelhecimento é causado pela ação natural do tempo e fatores externos que aceleram o processo, como fotoenvelhecimento provocado pela radiação solar, radicais livres, maus hábitos ou herança genética.
Pessoas com sulcos profundos, flacidez, vincos nasogenianos (bigode chinês), rugas, excesso de flacidez e pele, perda de tônus muscular na face inferior com ausência do contorno da região mandibular são as mais indicadas. Geralmente é aconselhado após os 40 anos.
Pré-requisitos para fazer a cirurgia
É importante que o paciente esteja em boas condições de saúde, portanto é feita uma anamnese completa com exames pré-operatórios de rotina, avaliando não só seu estado geral de saúde como também qualquer condição específica de saúde.
Além disso, é importante que o paciente deixe de fumar até um mês antes da operação e durante todo o pós-operatório. O cigarro compromete a cicatrização e ainda pode causar necrose do tecido.
Contraindicações para o lifting facial
Não estar saudável, possuir alguma enfermidade séria pré-existente (cardiopatias, diabetes, etc.) e ter uma idade muito avançada são contraindicações comuns para o lifting facial.
Além disso, o procedimento não é indicado para pessoas muito jovens, que queiram um efeito preventivo, nesses casos o ideal são tratamentos dermatológicos, como o lifting cosmético, peeling e tratamentos a laser.
Por fim, o profissional deve também observar se o paciente apresenta características de dismorfismo, que é a síndrome da distorção da imagem, um transtorno psicológico marcado pela preocupação obsessiva com algum defeito inexistente. É importante que o paciente tenha expectativas reais sobre o resultado do procedimento.
Pré-operatório do lifting facial
No pré-operatório do lifting facial são analisados os aspectos da face do paciente para se chegar a um consenso sobre as possibilidades que podem ser realizadas, muitas vezes com a análise de fotos. Também em alguns casos é aconselhado associar outras cirurgias para se chegar a um resultado mais favorável, como, por exemplo, a blefaroplastia, que retira o excesso de pele das pálpebras inferiores e superiores. Cada caso precisa ser estudado e examinado pelo especialista juntamente com o paciente. A partir de então, o paciente deve passar por uma série de exames (risco cirúrgico, hemograma completo, raio-X, exame de urina, coagulograma) que atestarão se está em condições físicas de fazer o procedimento.
Como é feito o lifting facial
O lifting facial é feito por meio de cortes que permitem com que o profissional tracione a pele, remodelando os tecidos subjacentes abaixo dela, que são posicionados para adicionar volume em áreas depressivas, reposicionando a musculatura do rosto.
A incisão pode ser feita em partes diversas do rosto como na frente ou atrás da orelha e no couro cabeludo na região temporal ou em sua parte inferior. Uma segunda incisão, abaixo do queixo, poderá ser necessária para aperfeiçoar o aspecto de envelhecimento no pescoço. Suturas ou adesivos de pele são utilizados para fechar os cortes. As linhas de incisão do lifting ficam bem escondidas no couro cabeludo e nos contornos naturais do rosto e do ouvido.
O procedimento é feito com anestesia local e sedação, mas alguns casos podem requerer anestesia geral.
Plástica eutrófica
Essa é uma nova modalidade de lifting facial em que a incisão é mínima, restrita ao redor da orelha num raio de quatro centrimetros. A técnica não causa o descolamento da pele, o que mantém os vasos e nervos do rosto intactos e também impede que o resultado final seja um ar plastificado, sem brilho e "marmorizado".
Pós-operatório do lifting facial
Normalmente é necessário um dia de internação antes do lifting facial. Após a cirurgia é colocada uma bandagem em volta da face para minimizar o edema (inchaço) e os hematomas, que são comuns neste tipo de cirurgia. A pessoa usa esse curativo por entre um e dois dias, de acordo com a indicação do cirurgião. O local fica inchado e é indicado colocar compressas de gelo. Também são prescritos anestésicos.
Edemas (inchaço), equimoses, certa hipersensibilidade de alguma área, insensibilidade de outra, são comuns a todos os pacientes; evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com menor intensidade que outros.
Os três primeiros dias devem ser de relativo repouso, inclusive evitando baixar a cabeça e fazer movimentos bruscos. Mas o paciente pode lavar os cabelos com cuidado no dia seguinte à cirurgia. Depois deste período é indicado a drenagem linfática. Também não se deve fazer nenhum esforço físico por duas semanas e evitar exercícios intensos por quatro semanas. Os brincos estão proibidos por um mês. Evite o sol direto por três meses e sempre use filtro solar com fator de proteção solar maior ou igual a 30. O paciente também deve evitar deitar sob a cirurgia. Precisa ter boa alimentação para ajudar o processo de cicatrização.
Possíveis complicações do lifting facial
Hematomas e inchaço são as complicações mais frequentes, mas geralmente não comprometem o resultado do lifting facial.
Entre as complicações mais raras, porém possíveis em qualquer cirurgia plástica, estão o rompimento das suturas, dormência ou demais alterações de sensibilidade da pele, necrose da pele ou do tecido adiposo, má cicatrização, despigmentação da pele, acúmulo de líquido (seroma), riscos anestésicos entre outros.
Antes e depois do lifting facial
Após o lifting facial o resultado esperado é uma aparência mais jovem e suave sob os efeitos do tempo, com menos flacidez e redução das rugas. A técnica atualmente empregada na cirurgia plástica traz um aspecto natural e harmonioso, bem diferente das técnicas utilizadas antigamente que deixavam muitas vezes a fisionomia artificial. Os resultados começam a ser percebidos a partir da segunda a terceira semana.
Atualmente a maior parte das cirurgias de lifting facial são realizadas com um pequeno corte na frente da orelha e se trabalha por dentro da musculatura. Por isso, a cicatriz pós-cirurgia segue somente a linha auricular, ficando muito mais natural. Mas também existem técnicas do lifting facial que empregam a cicatriz entendida (na frente e atrás no couro cabeludo), que também é discreta.
Peguntas frequentes sobre o Lifting Facial e suas respostas
O QUE É A RITIDOPLASTIA?
Se você estiver incomodado com sinais de envelhecimento em seu rosto, a cirurgia da face pode ser ideal para você. Tecnicamente conhecida como ritidoplastia, a cirurgia da face é um procedimento cirúrgico para melhorar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço tais como:
• Flacidez no terço médio da face,
• Vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores,
• Vincos profundos ao longo do nariz que se estende ao canto da boca,
• Gordura que tenha baixado ou tenha sido deslocada,
• Perda de tônus muscular na face inferior, podendo causar papada,
• Pele frouxa e excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula.
Procedimentos de rejuvenescimento tipicamente executados juntamente com o lifting de face são o lifting de testa, para corrigir a flacidez ou testa franzida, e cirurgia de pálpebras, para rejuvenescer os olhos.
O QUE O FACELIFT NÃO FAZ ?
Sendo uma cirurgia reparadora, o facelift não muda sua aparência e não para o processo de envelhecimento.
É INDICADO PARA MIM?
O facelift só pode ser realizado cirurgicamente; tratamentos não cirúrgicos de rejuvenescimento não proporcionam os mesmos resultados, mas podem ajudar a retardar o momento em que o facelift torna-se adequado, além de complementar os resultados da cirurgia. A cirurgia da face é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal.
O QUE SABER ANTES DE SE SUBMETER À CIRURGIA DE FACELIFT
O sucesso e a segurança do procedimento dependem muito de sua sinceridade durante a consulta. Você será questionado sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.
VOCÊ PRECISARÁ DE AJUDA
Não deixe de pedir a alguém que o acompanhe e fique com você, pelo menos, a primeira noite, após a cirurgia.
RISCOS E INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA
A decisão de se submeter à cirurgia é pessoal e é você quem deve decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis.
Você deverá assinar o termo de consentimento para assegurar que compreendeu plenamente o procedimento ao qual vai se submeter e quaisquer riscos ou complicações potenciais.
FAÇA PERGUNTAS
É importante que você tire todas as suas dúvidas diretamente com o cirurgião plástico. É natural que sinta um pouco de ansiedade, seja expectativa com o resultado ou estresse pré-operatório. Discuta estes sentimentos com seu cirurgião plástico.
INFORMAÇÃO SOBRE O USO DE COLA DE FIBRINA (COLA TECIDO)
Cola de fibrina (feita a partir de componentes de sangue humano termo-ativados para inativar a transmissão de vírus) é usada para manter as camadas de tecido unidas no momento da cirurgia, e para diminuir os hematomas pós-operatórios após a cirurgia. Este produto é cuidadosamente produzido a partir do plasma de doadores de sangue selecionados que não tenham hepatite, sífilis e vírus da imunodeficiência humana (HIV).
Estes produtos têm sido utilizados com segurança, por muitos anos, em cirurgia cardiovascular e cirurgia geral, ajudando a diminuir a possibilidade de hemorragia cirúrgica e servindo como aderente às camadas de tecido.
AO RECEBER ALTA
Se você sentir falta de ar, dor no peito ou batimentos cardíacos anormais, procure atendimento médico imediatamente. Se algumas destas complicações ocorrerem, você pode precisar de internação e de tratamento adicional.
A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Apesar de serem esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível atingir ótimos resultados com um único procedimento cirúrgico, sendo necessária uma nova cirurgia.
SEJA CUIDADOSO
Seguir as recomendações de seu médico é fundamental para o sucesso da cirurgia. É importante que as incisões cirúrgicas não estejam sujeitas à força excessiva, ao inchaço, à escoriação, ou ao movimento durante o período de cicatrização.
VOCÊ VAI PRECISAR DE AJUDA
Não deixe de pedir a alguém que o acompanhe e fique com você, pelo menos, a primeira noite, após a cirurgia.
O QUE ACONTECE DURANTE A CIRURGIA?
Procedimento Cirúrgico
Etapa 1 – Anestesia
Medicamentos são administrados para seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.
Vários outros procedimentos podem melhorar, ainda mais, o resultado do facelift, incluindo:
• Implantes faciais,
• Aumento de tecido mole para remodelar a estrutura facial,
• Técnicas de peeling, dermoabrasão ou laser para melhorar a tonalidade e a textura da pele da face,
• Redução de rugas por preenchimento.
Etapa 2 – Incisão
Dependendo do grau de mudança que você quer, as suas opções de cirurgia de ritidoplastia incluem um lifting tradicional, lifting com incisão limitada ou Iifting de pescoço. Uma incisão de lifting tradicional, muitas vezes, começa no couro cabeludo na região temporal, continua em torno da orelha e termina na parte inferior do couro cabeludo. A gordura pode ser esculpida ou redistribuída na face, na papada e no pescoço. O tecido subjacente é reposicionado, comumente nas camadas mais profundas da face, e os músculos são elevados. Uma segunda incisão, abaixo do queixo, pode ser necessária para melhorar o aspecto de envelhecimento no pescoço. Suturas ou adesivos de pele são usados para fechar as incisões.
Facelift tradicional
Uma alternativa ao facelift tradicional utiliza incisões menores na região temporal, continuando em torno da orelha e, possivelmente, dentro das pálpebras inferiores ou sob o lábio superior. Papada, pele flácida no pescoço e acúmulo de gordura sob o queixo podem ser corrigidos com lifting de pescoço. A incisão de lifting de pescoço começa, muitas vezes, na frente do lóbulo da orelha, passando por trás da orelha, terminando na parte inferior do couro cabeludo.
Passo 3 – Fechando as incisões
Uma vez cicatrizada, as linhas de incisão do lifting ficam bem escondidas no couro cabeludo e nos contornos naturais do rosto e do ouvido.
Passo 4 – Resultados
Os resultados do facelift aparecem com a diminuição do inchaço e dos hematomas. O resultado final não só restaura a aparência, deixando-a mais jovem e descansada, mas, também, pode ajudar na recuperação da autoestima.
RECUPERAÇÃO PÓS-OPERATÓRIA
Quando o procedimento for finalizado, uma bandagem pode ser colocada delicadamente em torno de seu rosto para minimizar o inchaço e os hematomas. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular.
SERÃO DADAS INSTRUÇÕES ESPECIAIS, INCLUINDO
Como cuidar do local da cirurgia, medicamentos para aplicar ou tomar por via oral para ajudar na cicatrização e reduzir o risco de infecção, cuidados específicos com o local da cirurgia e sua saúde geral, e acompanhamento pós-operatório com o cirurgião plástico.
POSSÍVEIS RISCOS DA CIRURGIA
• Cicatrizes desfavoráveis,
• Visão embaçada ou temporariamente prejudicada,
• Olhos secos,
• Dificuldade de fechar seus olhos,
• Sangramento (hematoma),
• Má cicatrização,
• Infecção,
• Acúmulo de líquido (seroma),
• Dormência e outras alterações na sensibilidade da pele,
• Riscos anestésicos,
• Disfunção na pálpebra envolvendo posição anormal das pálpebras superiores (ptose palpebral), pele solta da pálpebra, ou frouxidão anormal da pálpebra inferior (ectrópio), podendo coexistir com flacidez da testa e das estruturas da sobrancelha; a cirurgia de lift da sobrancelha não corrigirá estas disfunções; cirurgia adicional pode ser necessária,
• Dor, que pode perdurar,
• Descoloração da pele e inchaço,
• Fios de suturas podem, espontaneamente, emergir na pele, tornam-se visíveis ou produzir irritação que exijam sua remoção,
• Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares,
• Possibilidade de cirurgia revisional,
• Perda de visão.
FAÇA PERGUNTAS
É muito importante que você tire todas as suas dúvidas diretamente com o cirurgião plástico sobre o procedimento cirúrgico. É natural que sinta um pouco de ansiedade, seja expectativa com o resultado ou estresse pré-operatório. Não tenha vergonha de discutir estes sentimentos com seu cirurgião plástico.
RESULTADOS
Pode levar, vários meses, para que o inchaço desapareça e, até seis meses, para que as linhas de incisão fiquem com aparência normal. Proteção solar permanente ajuda a manter a aparência rejuvenescida, minimizando o envelhecimento ou danos do sol. Além disso, um estilo de vida saudável também ajuda a prolongar os resultados obtidos com a cirurgia, dando-lhe aparência rejuvenescida e jovem.
QUAL O CUSTO DA CIRURGIA?
O custo é sempre uma consideração em cirurgia eletiva. Os honorários de um cirurgião podem variar com base em sua experiência e tipo de procedimento realizado.
SUA SATISFAÇÃO VALE MAIS QUE OS CUSTOS DA CIRURGIA
Ao escolher um cirurgião plástico para realizar este procedimento, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia.